quinta-feira, 30 de junho de 2011

RELATÓRIO SOBRE O TABAGISMO







ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DOUTOR CARLOS GOUVÊA

RELATÓRIO SOBRE O TABAGISMO

O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina.
No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo. Cerca de 90% dos fumantes tornam-se dependentes da nicotina entre os 5 e os 19 anos de idade. Há 2,8 milhões de fumantes nessa faixa etária. Sabendo desses dados, a escola realizou nesse mês de junho um trabalho de conscientização dos alunos para os riscos trazidos a saúde devido o uso do cigarro.
O tabaco está associado à pelo menos 50 doenças, entre elas o câncer de pulmão, de boca e de faringe, doenças respiratórias obstrutivas crônicas, como enfisema e bronquite, além de infarto. Fumar ainda pode causar impotência sexual no homem, aneurismas arteriais, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo e complicações na gravidez.
Medidas como a proibição da propaganda de tabaco, o aumento de impostos e as advertências nos maços de cigarro reduzem a proporção de fumantes no país.
No período de maio à junho a Escola de Ensino Fundamental Doutor Carlos Gouvêa trabalhou o tema nas turmas de 6º ao 9º ano , onde podemos destacar as seguintes atividades:

Debates
Apresentação de cartazes com textos e imagens do tabagismo;
Pesquisa bibliográfica;
Produção textual;
Expressão oral : seminários

Nenhum comentário:

Postar um comentário